9 dicas de um agente do FBI para decifrar facilmente as pessoas


A habilidade de “ler“ as pessoas como se fossem um livro pode se transformar numa ferramenta eficiente na comunicação interpessoal. LaRae Quy, agente do FBI com 23 anos de experiência, garante: ”você não precisa necessariamente ser um detetive profissional para saber o que acontece na mente alheia. As pessoas estão enviando sinais o tempo todo. Basta saber onde procurar e interpretá-los".

Mas que sinais são esses, que nos ajudam a descobrir o que alguém pensa ou sente? O Incrível.club reuniu para você 8 dicas de um ex-agente do FBI que irão te ajudar a decifrar as pessoas sem dificuldades.

Cada pessoa tem suas peculiaridades. Por exemplo, durante uma conversa, olham para o chão, deixam os braços cruzados, tossem, coçam o cabelo ou balançam uma perna.

Nos comportamos assim por vários motivos. Saber definir o modelo básico de comportamento irá te ajudar a entender quando tais atos são apenas questão de hábitoou quando revelam mentiras, raiva ou nervosismo, por exemplo.

Preste atenção à discrepância entre o modelo básico de comportamento que você definiu, e às pessoas e seus gestos.

Por exemplo, você já notou que alguém tem o costume de pigarrear quando fica nervoso. Será que há algo a mais por trás desta atitude, do que pode parecer à primeira vista?

Um gesto ou uma palavra nem sempre trazem sentidos ocultos. Porém, quando um gesto vem seguido de outro, dê especial atenção.

Por exemplo, determinada pessoa não apenas pigarreia, mas também coça a cabeça e brinca com os pés. Nesse caso, você precisa aprender a agir com precaução.

Fique atento ao antes e depois. Quando perceber que alguém vem agindo de forma diferente da habitual, vá além em suas observações. Como ele ou ela interage com outras pessoas no ambiente? A expressão do seu rosto muda? E quanto à postura e linguagem corporal?

Os neurônios-espelho situados em nosso cérebro refletem o estado da nossa mente. Por exemplo, o sorriso ativa os músculos que respondem pela expressão de um rosto alegre. E quando franzimos a testa, mostramos nosso desprezo.

Ao ver que alguém gosta de nós, enviamos um sinal aos músculos do rosto para que relaxem. Se um rosto não corresponde com sentimentos mútuos, é porque a pessoa está enviando uma mensagem: ela provavelmente não vai com a sua cara ou não gostou de algo que você fez.

Nem sempre a pessoa mais forte é quem comanda. Uma pessoa segura de si mesma, de forma geral, tem um tom de voz autoritária (não confundir com forte).

Às vezes, o líder de um grupo é uma pessoa fraca que, em vários aspectos, depende dos outros. Identifique quem fala de maneira mais firme ou autoritária no grupo para aumentar suas chances de sucesso.

Muitas vezes, os movimentos das pessoas precisam de fluidez. E se uma pessoa olha para baixo, é porque lhe falta confiança.

Se você perceber estes traços no comportamento de um membro da sua equipe, pode elogiá-lo para fortalecer sua confiança. Ou faça perguntas diretas para arrancar da pessoa coisas que ela teme dizer por conta própria.

As palavras de ação (geralmente, os verbos) dão a uma pessoa a noção completa sobre o modo de pensar de alguém.

Por exemplo, se seu chefe diz que “decidiu trabalhar com a marca X“, o verbo de ação seria ”decidir". Só esta palavra indica que seu chefe provavelmente: a) é pouco impulsivo, b) estudou várias opções e c) pensou em todos os passos a seguir.

Cada um de nós, claro, é uma pessoa única, mas há perguntas básicas cujas respostas ajudam a "ler" a pessoa, independente de quem seja:
A pessoa é introvertida ou extrovertida?
As relações humanas são o ponto de partida de suas ações?
Como ele ou ela lida com o risco, com o caos, com as incertezas?
O que alimenta seu ego?
Como a pessoa se comporta numa situação de estresse?
Como ele ou ela se comporta quando relaxa?

Leve em conta de que aprender a decifrar os outros sem errar é algo que leva tempo. Claro que toda regra tem sua exceção. Porém, tomando em consideração os princípios que indicamos acima, você tenderá a aprimorar muito suas habilidades de observação, aumentando a capacidade de entender as pessoas e interagir com eficiência.


Foto de abertura Fox Broadcasting Company 
Produzido com base em material de 

Fonte: incrivel.club

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